Como
foi desenvolvido o Projeto de Trabalho
O
projeto de leitura e escrita “Para ler e escrever o mundo”, foi
desenvolvido em turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da
Escola Municipal Maria do Carmo Ribeiro (Cajueiro – Touros/RN) no
primeiro bimestre do ano letivo de 2012.
Esse
projeto cuja abrangência alcançou todas as disciplinas do
currículo, principalmente as áreas de Língua Portuguesa e Arte,
teve como maior objetivo contribuir para despertar nos alunos o
interesse e prazer pela leitura de modo que possam relacionar-se
competentemente com as mais diversas modalidades textuais que
circulam socialmente, formando-se como leitores e escritores
críticos, autônomos e participativos no exercício da cidadania.
Iniciamos
o trabalho com uma palestra com pais e alunos, ministrada pela gestão
pedagógica da escola, juntamente com os professores para mostrar com
exemplos do dia-a-dia a importância do ato de ler e escrever
criticamente como condição autônoma e participativa para a vida em
sociedade.
As
demais atividades foram sendo desenvolvidas, simultaneamente, ou em
etapas sequenciadas, sendo que todos puderam se envolver e construir
conhecimentos significativos durante o processo.
Os
tipos e gêneros textuais, com suas respectivas funções sociais,
foram trabalhados em todas as turmas, ainda que explorados mais
intensamente nos últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º).
Quanto ao processo de produção e edição dos livros, cada turma
(ano) ficou responsável por um ou mais gêneros textuais,
considerando-se, sobretudo, o grau de complexidade para sua
elaboração.
O
trabalho se desenvolveu com sucesso, apesar do pouco tempo de duração
para um tema tão abrangente. As atividades foram executadas de modo
bastante prazeroso, com conteúdos significativos, partindo-se sempre
da própria realidade dos alunos, de seus interesses e necessidades
cotidianas para alcançar um grau mais elevado de conhecimento. Isso
provocou maior interesse e participação por parte deles nessas
atividades.
Para
que pudéssemos realizar este trabalho com maior êxito, contamos,
além das demais parcerias tais como a Prefeitura e Secretaria
Municipal de Educação, livrarias e editoras do Estado, dentre
outras, com a grande ajuda dos pais e da comunidade de um modo geral
que, direta e/ou indiretamente, contribuiu significativamente para a
sua execução (desenvolvimento).
Portanto,
podemos dizer que a realização deste trabalho proporcionou aos
alunos aprendizagens diversas em todas as áreas do conhecimento,
desde o seu desenvolvimento nas práticas de leitura, produção e
reconhecimento dos tipos e gêneros textuais, desenvolvimento da
criatividade , de suas capacidades artísticas, corporais, autonomia
na oralidade, cooperação, interação grupal, gosto pela leitura e
literatura, até o acesso à linguagem midiática, principalmente, a
linguagem do computador, da internet, através da inserção dos
novos recursos tecnológicos na elaboração e execução das
atividades dentro e fora da sala de aula.
Edileide Rodrigues da Silva
Ana Kézia Patrício Delfino Dias
Cesiana da Silva Gama
Nenhum comentário:
Postar um comentário