quarta-feira, 6 de junho de 2012

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


Como foi desenvolvido o Projeto de Trabalho

O projeto de leitura e escrita “Para ler e escrever o mundo”, foi desenvolvido em turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria do Carmo Ribeiro (Cajueiro – Touros/RN) no primeiro bimestre do ano letivo de 2012.
Esse projeto cuja abrangência alcançou todas as disciplinas do currículo, principalmente as áreas de Língua Portuguesa e Arte, teve como maior objetivo contribuir para despertar nos alunos o interesse e prazer pela leitura de modo que possam relacionar-se competentemente com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, formando-se como leitores e escritores críticos, autônomos e participativos no exercício da cidadania.
Iniciamos o trabalho com uma palestra com pais e alunos, ministrada pela gestão pedagógica da escola, juntamente com os professores para mostrar com exemplos do dia-a-dia a importância do ato de ler e escrever criticamente como condição autônoma e participativa para a vida em sociedade.
As demais atividades foram sendo desenvolvidas, simultaneamente, ou em etapas sequenciadas, sendo que todos puderam se envolver e construir conhecimentos significativos durante o processo.
Os tipos e gêneros textuais, com suas respectivas funções sociais, foram trabalhados em todas as turmas, ainda que explorados mais intensamente nos últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º). Quanto ao processo de produção e edição dos livros, cada turma (ano) ficou responsável por um ou mais gêneros textuais, considerando-se, sobretudo, o grau de complexidade para sua elaboração.
O trabalho se desenvolveu com sucesso, apesar do pouco tempo de duração para um tema tão abrangente. As atividades foram executadas de modo bastante prazeroso, com conteúdos significativos, partindo-se sempre da própria realidade dos alunos, de seus interesses e necessidades cotidianas para alcançar um grau mais elevado de conhecimento. Isso provocou maior interesse e participação por parte deles nessas atividades.
Para que pudéssemos realizar este trabalho com maior êxito, contamos, além das demais parcerias tais como a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, livrarias e editoras do Estado, dentre outras, com a grande ajuda dos pais e da comunidade de um modo geral que, direta e/ou indiretamente, contribuiu significativamente para a sua execução (desenvolvimento).
Portanto, podemos dizer que a realização deste trabalho proporcionou aos alunos aprendizagens diversas em todas as áreas do conhecimento, desde o seu desenvolvimento nas práticas de leitura, produção e reconhecimento dos tipos e gêneros textuais, desenvolvimento da criatividade , de suas capacidades artísticas, corporais, autonomia na oralidade, cooperação, interação grupal, gosto pela leitura e literatura, até o acesso à linguagem midiática, principalmente, a linguagem do computador, da internet, através da inserção dos novos recursos tecnológicos na elaboração e execução das atividades dentro e fora da sala de aula. 


Edileide Rodrigues da Silva
Ana Kézia Patrício Delfino Dias
Cesiana da Silva Gama
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário