quarta-feira, 6 de junho de 2012

Relatório do Projeto Grandes Navegações


RELATÓRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Este Projeto me trouxe um crescimento profissional muito grande, porque me proporcionou um meio de aprofundar em um tema fascinante, que é a História da Gastronomia. Em relação à parte didática, percebi que poderia ter explorado melhor as Tarefas para casa, a exemplo da tarefa que iniciou o Projeto, quando levei os alunos a pensar em uma viagem, para onde iriam, como e o que levariam; deveria ter acrescido mais algumas questões que enriqueceriam a pesquisa, como, que língua que teriam que aprender para se comunicar, que prato gastronômico deste país eles degustariam, qual patrimônio histórico gostariam de visitar, e o que levariam de nossa cultura para a viagem, como uma música, dança ou pratos tradicionais. Em relação à explanação da origem dos alimentos, deveria ter lhes orientado como apresentar um Trabalho em grupo e qual postura se deve ter perante aos ouvintes.
Embora tenha apresentado lacunas, de modo geral o Projeto “Saboreando as Grandes Navegações” foi um sucesso! Os alunos adoraram colocar a mão na massa e conhecer os pratos, socializar com os colegas de classe e com alguns funcionários da Escola, e isto ficou muito bem exposto nas Histórias em Quadrinhos que eles produziram.
Penso agora em dar continuidade ao Projeto, utilizando a “História da Gastronomia” em outros temas históricos com outras turmas. Foi realmente saboroso!

Andrea Karine

Nenhum comentário:

Postar um comentário