terça-feira, 5 de junho de 2012


 

RELATÓRIO DO PROJETO  REI DO BAIÃO E INTERNET



No período do mês de maio do ano de 2012, foi realizado o projeto o rei do Baião na Escola Municipal Dr° Orlando Flávio Junqueira Ayres no município de Touros, com os alunos do ensino fundamental.

Como o projeto já tinha sido realizado ano anterior, foram feitas algumas adaptações incluindo a tecnologia, com o uso dos recursos tecnológicos o desenvolvimento e as habilidades dos alunos proporcionaram um trabalho com um interesse ainda melhor do que o ano anterior.

O trabalho foi direcionado para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da produção de texto da leitura, da escrita e da produção de texto de maneira interdisciplinar, integrando conhecimentos nas diferentes áreas de ensino, numa visão crítica ao preconceito social e linguístico que permeia o Nordeste brasileiro.



 Com esse acervo cultural, objetiva-se divulgar a arte e o saber do nosso povo, conciliando-o com os trabalhos escolares e envolvendo a comunidade, nessa realização, inicialmente, foram detalhados os conhecimentos prévios dos alunos sobre o cantor e compositor Luiz Gonzaga e as questões colocadas por ele sobre os problemas sociais enfrentados pelo nordestino. concluí  que esse conhecimento se limitava a algumas músicas tocadas no mês de junho. Os alunos sabiam que o cantor e compositor era sertanejo, mas não conheciam a sua história e a sua importância na cultura nordestina. Relataram que, em casa, tinham fitas cassete, mas não gostavam de ouvi-las, porque tinham preferência por outros ritmos, como axé, pagode e reggae, que eram mais tocadas no momento.



Após esse contato, selecionamos material informativo como subsídio de pesquisa para os alunos e lançaram as propostas de construção do conhecimento, por meio das atividades solicitadas no decorrer do desenvolvimento do projeto, ou seja, à medida que eram solicitadas informações, os alunos pesquisavam na internet informações sobre a  história de um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, conhecido nacionalmente como “Rei do Baião” o nordeste brasileiro, foi ele quem abriu as portas da música nordestina para o resto do país, estilizou e recriou a riqueza de nossa região, popularizou gêneros regionais o de nossa cultura.



Por fim, feita a avaliação, pude perceber como é importante compreender que a união da tecnologia com os conteúdos curriculares geram inúmeras oportunidades de ensino e aprendizagem e que nada seria possível se não houvesse a participação coletiva de todos.





CARLOS EDUARDO DA CÂMARA FRANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário