Relatório do Projeto Água
Um dos grandes problemas ambientais
na atualidade mundial é a poluição dos locais onde podemos encontrar a água no
nosso planeta (rios, lagoas, mares, geleiras, lençóis freáticos, etc.).
Trabalhamos projetos como este para conscientizar a sociedade da forma como
está sendo utilizado este recurso tão necessário para a sobrevivência da vida.
A cada ano que passa a quantidade de água potável disponível para a população
mundial vai se tornando cada vez mais escassa, visto que a forma de correta de
utilização da água não vem sendo feita de maneira correta.
Os
problemas ambientais não são questões a serem resolvidos por um governo, uma
escola, uma empresa ou pessoa individualmente, é sim um dever de toda a
sociedade, onde cada um individualmente deve fazer a sua parte de analisar as
formas de como a água no meio ambiente deve ser preservada. E esta preservação
deve começar em nossos lares, depois na nossa rua, na nossa escola, na nossa
comunidade até alcançar uma escala de conscientização em massa.
Este projeto está sendo
desenvolvido na escola e podemos perceber que é assunto bastante aceito pelos
alunos devido as formas metodológicas adotadas. Durante execução das aulas
expositivas, os recursos tecnológicos são meios que prendem a atenção do alunado
nos assuntos, tornando a aula mais atrativa. Já aulas campais, onde temos a
oportunidade expor os locais onde a água pode ser localizada dentro da nossa
comunidade (estação de tratamento e distribuição, córregos e rios), o alunado
ver na prática a realidade dos ambientes aquáticos e tem noção do que realmente
acontece nas cidades e nos grandes centros urbanos.
Todos reconheceram a importância da
água para a sobrevivência de todos os seres vivos que compõem o nosso planeta,
e, que é errado o comportamento de muitas pessoas, em não se preocuparem, e,
poluírem nossos rios, lagos e solos, comprometendo até os lençóis freáticos,
prejudicando a pureza da água, nos trazendo variados tipos de doenças, surgindo
assim preocupação com a qualidade de vida das gerações futuras.
Foram utilizados várias gravuras e
frases em slides e trabalhos de pesquisa na internet, livros didáticos, visita
ao rio e a estação de distribuição de água da comunidade enfim recursos ou
pessoas que fornecessem as informações precisas sobre o assunto.
Contudo, a participação da turma
foi muito proveitosa e as informações transmitidas por cada aluno foram
significativas para tornar o diálogo sobre o tema em discussão.
Por:
Sulamita Raquel Cavalcante Dias
Francisco Eloi Alves da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário