quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mídias e Educação


Mídia-Educação
As mídias hoje são objetos de reflexão em destaques em todos os ambientes sociais. As tecnologias vem se expandindo cada vez mais rápido no meio escolar, familiar e grupos sociais em geral. E como destaca Silvio da Costa Pereira, esses grupos juntamente com os meios de comunicações são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores.
As conclusões de Silvio da Costa Pereira – no texto sobre Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis – acredito que é o retrato de muitas escolas na educação brasileira. Os seis conceitos observados – agências, categorias, tecnologia, linguagens, audiência e representação – não atendem a proposta para uma abordagem curricular das escolas primárias inglesa criada por British Film Institute (BFI), mas o fato de Florianópolis esta trabalhando as mídias como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo, já é um avanço para a expansão das mídias na educação desta cidade. E outras escolas podem tomar como exemplo de que é capaz inserir estas ferramentas nos projetos pedagógicos.
Portanto, a inclusão digital através das Escolas constitui um passo importante das transformações da sociedade, assegurando o democrático acesso a informação, ao conhecimento e a própria Educação.

Por: Francisco Eloi
CURSISTA DO PROINFO-TOUROS/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário