Mídia-Educação
As mídias
hoje são objetos de reflexão em destaques em todos os ambientes sociais. As
tecnologias vem se expandindo cada vez mais rápido no meio escolar, familiar e
grupos sociais em geral. E como destaca Silvio da Costa Pereira, esses grupos
juntamente com os meios de comunicações são compreendidos como importantes
espaços educativos e socializadores.
As conclusões de Silvio da Costa Pereira – no texto sobre
Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados
nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis – acredito que é o retrato
de muitas escolas na educação brasileira. Os seis conceitos observados – agências, categorias, tecnologia,
linguagens, audiência e representação – não atendem a proposta para uma abordagem
curricular das escolas primárias inglesa criada por British Film Institute
(BFI), mas o fato de Florianópolis esta trabalhando as mídias como ferramenta
pedagógica e como objeto de estudo, já é um avanço para a expansão das mídias
na educação desta cidade. E outras escolas podem tomar como exemplo de que é
capaz inserir estas ferramentas nos projetos pedagógicos.
Portanto,
a inclusão digital através das Escolas constitui um passo importante das transformações
da sociedade, assegurando o democrático acesso a informação, ao conhecimento e
a própria Educação.
Por: Francisco Eloi
CURSISTA DO PROINFO-TOUROS/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário