quinta-feira, 5 de julho de 2012

Minha Reflexão Sobre Midias no Contexto Escolar


Mídia - Educação no contexto escolar

A tecnologia de informação e comunicação vem mudando nossas vidas em uma velocidade em que poucos acompanham. Mas, é preciso e necessário refletir sobre a presença de toda essa tecnologia em nossas vidas, para que possamos fazer uso do senso crítico, da criatividade, de que e para que usá-las.
Em qualquer grupo em que esteja inserido, apresenta um espaço de leitura educativa, e com isso passamos a refletir sobre a cultura, política e econômia da sociedade que está ao seu redor. Junto a tudo que registrei, coloco a educação digital, esta que é vista como um grande fator positivo para todos.
Porém adicionado a tudo isso vem o compromisso que os educadores tem em ter um olhar crítico e também procurar formas para os educandos obterem este olhar crítico sobre o que, e como usar essas ferramenta tecnológica, seja o computador ou o celular, este que está mais próximo do aluno, estou me referindo a realidade da localidade em que resido.
Em muitas escolas não há computadores, quando tem não está instalado e/ou não há espaço para intalá-los, ou até mesmo os profissionais não são capacitados para usá-los e outros pontos negativos fazem com que esta tecnologia esteja bem longe de nossa relidade.
Sendo assim, professores e alunos são desistimulados, levando-os a ficar só com o uso de livros, quadro e giz e outros já ultrapassados.
Desta forma vejo que estamos diante de uma situação onde requer um compromisso por parte de todos - governadores, secretários, família, professores e alunos - para que possamos chegar a um percentual positivo na leitura, escrita, expressão, reflexão e principalmente um olhar crítico do que nos rodeia.

CURSISTA: Jozeani Firmino

Nenhum comentário:

Postar um comentário