quarta-feira, 27 de junho de 2012

Relato de experiência


Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Edileide Rodrigues da Silva

Durante a realização do projeto de leitura e escrita”Para Ler e Escrever o Mundo”, desenvolvido na Escola Municipal Maria do Carmo Ribeiro (Cajueiro - Touros) com turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no primeiro bimestre do ano letivo em curso, compartilhamos experiências diversas com a inserção dos novos recursos midiáticos em nossa prática docente, dentre as quais citaremos a que consideramos até o momento a mais relevante.
Devido à ausência de internet na referida escola, muitas atividades de pesquisa foram encaminhadas pelos professores das diferentes áreas aos alunos para que os mesmos as realizassem em lan houses.
Através da realização dessas atividades, pudemos constatar que parte desses alunos já tinha acesso e dominavam bem esse conhecimento, visto que, além de manusear o equipamento (computador), acessar sites de pesquisa, conseguia analisar criticamente as informações disponíveis, selecionando as que melhor atendiam às necessidades das questões lançadas, poucos eram, no entanto, os que apenas faziam um apanhado dos dados sobre o tema em estudo, sem selecionar os que de fato atendiam às exigências do trabalho.
Diante de tal constatação, pudemos perceber a familiaridade destes alunos com os novos recursos tecnológicos, apesar de ainda não receberem esse atendimento no próprio ambiente escolar.
Por isso, frente às novas demandas sociais emergentes e à presença dos novos recursos tecnológicos no cotidiano dos indivíduos, vemos a necessidade por parte da escola de inserir o uso consciente desses recursos nas práticas pedagógicas docentes, desde a elaboração até a execução das atividades para que os educandos possam fazer uso dos mesmos, utilizando-os como meios de aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, incluindo-se, sobretudo, sua inserção crítica na nova cultura digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário